Mata Sul sem Drogas: Um Projeto de Sucesso


Com várias palestras ministradas para mais de 50 mil alunos de escolas públicas e particulares dos municípios de Vitória de Santo Antão, Escada, Gravatá, Palmares e Chã Grande, a Secretaria de Defesa Social – SDS realizou, na manhã desta quarta-feira (2), no Clube dos Oficiais da Polícia Militar de Pernambuco, a exposição e premiação do primeiro concurso de desenhos com pinturas e frases do programa “Mata Sul sem Drogas: Um Projeto de Sucesso”. O evento fez parte das comemorações alusivas ao 185º aniversário da Polícia Militar.

Referindo-se ao primeiro plano de ações sociais integradas de enfrentamento ao crack, lançado recentemente pelo governador Eduardo Campos, o coronel Tavares Lira, comandante geral da Polícia Militar, falou entusiasmado, sobre o sucesso que esse tipo de ação proporciona. “Eu acredito na revolução pela educação. Estamos testemunhando um fato histórico no enfrentamento às drogas”, comentou o comandante.

Os primeiros, segundos e terceiros colocados de cada cidade receberam vários prêmios, entre computadores, bicicletas, aparelhos de DVD e televisões. Júlio César, estudante do 8º ano da Escola Dimensão em Palmares, primeiro colocado do município com 652 votos, levou para casa uma TV de 21’’ tela plana. “Gostei de participar do concurso, acho importante conscientizar a população, principalmente as crianças e jovens sobre o mal que as drogas causam”, conta o estudante.

O programa “Mata Sul sem Drogas: Um Projeto de Sucesso”, em um ano e meio de existência já orientou mais de 70 mil pessoas sobre os males causados pela droga, além da distribuição de 50 mil adesivos para carros e motos, em parceria com a sociedade. “Esse trabalho é diferenciado, pois envolve a sociedade dando mais credibilidade à Polícia, promovendo uma cultura de paz através da prevenção às drogas e a violência”, conta o comandante do Policiamento da Mata Sul – CPMS, tenente coronel Chusa Júnior.

Os resultados dessas ações já se mostram nas estatísticas, o índice de criminalidade na Mata Sul caiu 15,7% em 2009, se comparado ao ano anterior, ultrapassando a meta estabelecida pelo Programa Pacto pela Vida que era 12%. Só no mês de maio deste ano houve uma redução de 24% na criminalidade em relação ao mesmo período de 2009.

O objetivo do comandante do CPMS, tenente coronel Chusa Junior, é levar essas ações até o final deste ano aos 27 municípios que integram o território da Mata Sul. “Mais de 80% dos municípios já foram contemplados com ações, mas nosso objetivo é atingir todos eles”, afirma.

O evento foi prestigiado pelo comandante geral da Polícia Militar, coronel Tavares Lira, o chefe do Estado Maior, coronel Carlos Feitosa, o diretor geral de operações da PM, coronel Vespaziano, o comandante do CPMS, Tenente Coronel Chusa Júnior, além dos prefeitos dos cinco municípios e outras autoridades.


O Blog Parabeniza o Ten Cel PM Chusa e seu antecessor Cel PM Ribeiro pelo bonito trabalho.

Comments (0)

Enviar um comentário