CAS Comemora 54 anos


Com a presença de cerca de 250 convidados, aconteceu na quarta-feira (7 de abril), no Clube dos Oficiais da PMPE, o café da manhã comemorativo ao aniversário de 54 anos do Centro de Assistência Social (CAS), ocorrido no último dia 4. Várias autoridades prestigiaram o evento, como o Comandante Geral da Corporação, Coronel José Lopes, o Chefe do Estado Maior, Coronel Tavares Lira, o Diretor Geral de Operações, Coronel Paulo Cabral, o Diretor do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), Coronel Heitor de Souza Luna, e o deputado estadual, Alberto Feitosa, Tenente Coronel RRPM e também um dos ex-chefes do CAS presentes, ao lado de outros 14 que compareceram ou foram representados. O chefe do CAS, Tenente Coronel Henrique Senna, o subchefe do órgão, Major Erivaldo Silva, e o corpo de oficiais do Centro foram os anfitriões.

A solenidade iniciou com a leitura do histórico do órgão pela chefe da Seção de Ação Social, Capitã Adriana Frazão. A oficial lembrou as primeiras iniciativas realizadas no âmbito da PMPE em termos de Assistência Social, desde 1939 até 1956, quando a Corporação ainda não tinha sistema estruturado em seu organograma para promover este tipo de trabalho, até a criação do Departamento de Assistência à Infância (DAI), o embrião do atual CAS, quando o órgão teve enfim a nomeação de seu primeiro chefe, então chamado de Delegado de Comando, o 1° Tenente Dourival Geraldo de Moura. Falou também da criação formal do órgão em molde bem próximo ao atual, já com a nomenclatura de CAS, em 1975, através da aprovação da Lei de Organização Básica nº 6.722, de 3 de outubro de 1974. O CAS ficou então subordinado à Diretoria de Pessoal da PMPE.
Em seguida, houve a homenagem ao Oficial Destaque Administrativo e ao Praça Destaque Administrativo, respectivamente, o chefe da Seção de Gestão de Tecnologia da Informação em Marketing (SGTIM), Capitão Santos, e o cabo Vitorino (Nadeq). O funcionário civil Wilson Luiz José de Oliveira (Serviços Gerais) também foi homenageado. Dois agentes sociais, lotados em unidades operacionais, o 1° Sargento José Tavares da Silva (4° BPM) e o Subtenente Josemílson Moura Araújo (5° BPM), que estavam se despedindo, também foram agraciados com placas de agradecimento por seus serviços.

Porém, sem dúvida, o ponto alto do evento foi a homenagem aos ex-chefes do CAS, alguns representados por parentes. A senhora Sra. Guiomar Nunes de Moura, viúva do primeiro mandatário do CAS (na época, ainda chamado DAI), o 1° Tenente Dourival Geraldo de Moura, compareceu representando o marido, tendo sido, inclusive, muitíssimo aplaudida.O deputado Alberto Feitosa, após pedir licença para quebrar o protocolo, solicitou a palavra e afirmou, surpreendentemente, que de todos os cargos que havia ocupado na vida pública o de chefe do órgão assistencial da PMPE havia sido o que mais lhe trouxera satisfação.
Na sequência tivemos as palavras de agradecimento do chefe do CAS, Tenente Coronel Henrique Senna. Henrique lembrou do desafio que representou assumir o CAS há um ano e nove meses, sobretudo, pela necessidade de promover algumas adaptações. O chefe do órgão salientou algumas conquistas, como o reajuste das contribuições, cuja tabela permaneceu congelada durante 11 anos, sob o risco de inviabilizar a continuidade de diversos dos 21 programas mantidos atualmente pelo órgão, e a adequação à legislação atual, frisando que o órgão já está cumprindo 95% das exigências das Controladoria Geral
do Estado (CGE). Os 5% restantes, segundo ele, também entrarão em conformidade em breve.

Mesmo tendo que fazer os ajustes – frisou o Chefe – o CAS jamais deixou de atender à demanda. Provas inequívocas disso foram programas Festival da Criança (no Veneza Water Park) e o Cheque Escolar, sendo que este último sofreu mudanças no sentido de facilitar a aquisição do material escolar para os dependentes dos contribuintes, neste início de ano.
Para concluir, ele agradeceu ao apoio incondicional que tem recebido da alta cúpula da Corporação, na pessoa do Comandante Geral, Coronel José Lopes, do Chefe do Estado Maior, Coronel Tavares Lira, do Diretor de Gestão de Pessoas da PMPE, Coronel Heitor de Souza Luna, e do corpo de oficiais e funcionários civis do próprio Centro. Agradeceu ainda pelo trabalho de todos os ex-chefes, que, de acordo com ele, pavimentaram o caminho para a consolidação da instituição, como também pela presença dos convidados, que, em seguida, puderam desfrutar de um delicioso café da manhã, ao som de música ao vivo.

A equipe que faz acontecer


Comments (0)

Enviar um comentário