Academia de Luto

Texto Fernando Machado

Hoje, Dia de Tiradentes, mártir da independência e patrono das polícias militares do Brasil, a ex-Academia de Polícia Militar do Paudalho está de luto, quando deveria estar em festa, como há alguns anos, com seus novos cadetes envergando vistosos uniformes de gala para receberem o Espadim Tiradentes, em solenidade sempre presidida pelo governador do Estado, que fazia questão de comparecer para entregar o espadim ao primeiro colocado no vestibular ao Curso de Formação de Oficiais.

O então governador Miguel Arraes entrega o Espadim Tiradentes ao primeiro colocado no vestibular ao CFO (Foto: Reprodução da Revista Guararapes edição de 1987)

Agora, transformada pela SDS em um inexpressivo Centro de Ensino da Mata (Cemata), a outrora Academia deve passar o dia em brancas nuvens, pois não tem novos cadetes para entregar o tradicional espadim, símbolo dos alunos daquela escola, que já foi referência nacional na formação de oficiais para as polícias militares e corpos de bombeiros militares de vários Estados.

Neste governo não foi realizado nenhum concurso e os cadetes ainda existentes são remanescentes do único concurso realizado no governo passado. A partir de dezembro a ex-Academia deve fechar suas portas por falta de alunos, concluindo-se o projeto gestado na SDS para desmonte da escola, que contou com o apoio de alguns oficiais da PMPE, seja pelo silêncio, seja por pura cumplicidade. O que é uma pena.

Fonte:http://www.fernando machado.blog.br

Comments (2)

Que pena, enquanto na Paraíba estamos tentando criar ilhas de excelência,vejo o lugar que me forjou como militar e me ensinou como agir em situações extremas tornar-se cinza,é triste. Será que meus filhos não poderão conhecer a minha Academia,a qual garbosamente vestia o 4º A e espadim para pegar o onibus cada final de semana. Antonio Carlos(Soares)

realmente é lamentavel ver um patrimonio conhecido nacionalmente pela sua formação de oficiais,isso mostra uma total falta de sensibilidade do oficilato de pernambuco,perde a formação dos novos oficias em todos os sentidos,academia edgar facó-ce foi pior pois foI demolida para dar lugar a um centro de convenções, Tc ALENCAR ASP88

Enviar um comentário