FELIZ ANIVERSÁRIO!

4


Fotos do Almoço dos Aniversariantes de Agosto

5

Amigos nosso almoço dos aniversariantes de agosto foi um sucesso. A caravana da Paraíba veio lotada – o Trans-guarabira .

Não podia ter sido melhor estavam presentes Alencar, Soares, Gerônimo e Silva Lima Bacurim.

Deixaram de comparecer, por falta de espaço no Trans-guarabira, Farias e Ribeiro. Já o velho Cândido, por estava em audiência. Mais fiquem tranqüilos que Alencar vai providenciar agora uma Van.

Tivemos também a presença de Vilela e família, representando os alagoanos.

O clima foi de perfeita harmonia e descontração. Alencar com muita atenção trouxe presente aos aniversariantes, uma camisa personalizada do 4° BPM e uma boa cachaça de cabeça. Obrigado amigo pela atenção.

Estavam também presentes no almoço Chusa, Everaldo, Marinho, Gomes, Maria José, Jailton (que não perde uma), Reimine, Chicó, Gilmar, Cabral e por fim Alexandre fortinho.

Olha! estamos todos felizes por esta demonstração de apreço e de amizade dos paraibanos e dos alagoanos representados por Vilela. Desde já, estão todos convidados para os próximos eventos, pois em março de 2011 estaremos comemorando os nossos 25 anos de formatura em Porto de Galinhas-PE.

Por aclamação, Alencar o balaio, foi eleito o representante dos paraibanos na Mamasp, ficando o representante dos alagoanos para ser escolhido no próximo almoço.

Sim, de Sergipe, depois de muita votação e recontagem de votos, o escolhido foi Meira arigó.

E o lobo mal continua ausente. Acho que esse prêmio não sai nem tão cedo.

Valeu gente! Vamos fazer acontecer os 25 anos.

Pelo mesmo ideal irmanados!

Confiram as fotos:







































































































































































































Mais fotos na galeria.

Site do 4° BPM - da Polícia Militar da Paraíba

0


Estamos disponibilizando o link do site do 4° BPM - da Polícia Militar da Paraíba, sediado em Guarabira e atualmente é comandado pelo nosso Ten Cel PMPB Alencar, na área destinada as Instituições.

Resumo institucional da OME:

O 4º Batalhão foi fundado em 02 de fevereiro de 1974, inicialmente como um Pelotão oriundo do 1º Batalhão de Policia Militar, com sede na capital paraibana, em 20 de agosto de 1975, o decreto lei nº 3.585, transferia o 1º BPM de João Pessoa para cidade de Guarabira-PB, com a denominação de 4º Batalhão de Policia Militar.

Ao longo de seus 36 anos de serviço prestados a comunidade do Brejo, o 4º BPM teve vários comandantes e atualmente é comandado pelo Tenente Coronel Robson Inácio Soares de Alencar, são inúmeras modalidade de policiamento executadas por esta unidade de tropa, a saber: Policiamento Ostensivo, Radio patrulhamento motorizado, conhecimento como Radio Patrulha, ROTAM, policiamento de trânsito, policiamento de guarda, patrulhamento escolar, patrulhamento de Choque, patrulhamento rural, além do trabalho de ação social Proerde (programa educacional de resistência as drogas e violência) que ministra aulas para crianças de escolas publicas do 4º ano.

Esta unidade contava anteriormente com a responsabilidade de 56 municípios, mas após a nova divisão geo-administrativa atende apenas 26 tendo uma população estimada em 400.000 habitantes. Na cidade de Guarabira está a sede do BPM, aquartelado ainda a 1ª Cia PM sob sua circunscrição 9 cidades, esta Cia PM possui 5 Pelotões, o Batalhão possui ainda duas subunidades isoladas, que são a 2ª Cia PM com 11 municípios sob sua responsabilidade, sediada na cidade de Solânea, e a 3ª Cia PM com sede na cidade de Araruna, abrangendo 5 municípios.


Para acessar a clic no banner.




Major Alexandre Gomes assume subcomando do 23º BPM

2


O Major Alexandre Carneiro Gomes assumiu nesta quarta-feira, dia 11 de agosto, o subcomando do 23º Batalhão, sediado em Afogados da Ingazeira.

Até então, ele ocupava a função de Chefe do Estado Maior no CPS/1 - Comando de Policiamento do Sertão, sediado em Serra Talhada. O cargo era ocupado pelo Major Guerra.

Hoje pela manhã, o major esteve reunido com o Comandante da unidade, Tenente Coronel Jailson Serafim para traçar metas e diretrizes, no sentido de priorizar ações preventivas da Polícia Militar, com um trabalho ostensivo intenso no combate a CRIMINALIDADE.

Vale destacar o EXCELENTE trabalho desenvolvido na OME pelo Ten Cel. Jailson Serafim.

Fonte: http://23bpmafogados.blogspot.com/

3ª CIPM em Ação - Santa Cruz do Capibaribe

1

Seguem, abaixo, algumas reportagens da terra da sulanca, referente a atuação da nova Comandante da 3ª CIPM Maj PM Conceição.

CDL Santa Cruz do Capibaribe realiza mais uma reunião sob o tema da Segurança Pública

A Diretoria da CDL da Capital da Moda, se reuniu mais uma vez em sua sede para discutir a problemática Segurança Pública da cidade. Santa Cruz do Capibaribe é uma cidade que recebe pessoas de diversas localidades do Brasil, e isso tem feito com que houvesse um desenvolvimento sem controle.

Foram convidados as autoridades locais, onde na oportunidade todos puderam ver a apresentação do Diretor de Desenvolvimento e Empreendedorismo da Entidade, Bruno Bezerra, que demonstrou os números alarmantes e crescentes na violência do município.
Em seguida, foi formado uma mesa para a discussão.

A nova Comandante da 3ª CIPM, Major Conceição era uma das presentes na reunião, além da promotoria pública e do Delegado, Dr. Márcio Cruz.

Fernando Aragão reitera apoio da Câmara de Vereadores a Prefeitura Municipal e Polícia Militar

O Presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Aragão, visitou ontem, 18 de agosto, o projeto “Secretaria nos Bairros”, realizado pela Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe (PE), nesta edição, com serviços de capinagem, patrolamento de ruas, limpeza de pontos de lixo e serviços de saneamento, nas comunidades Bela Vista, NovaMorada, Santa Filomena e São Miguel.

Em seguida, Fernando Aragão visitou a nova comandante da Companhia de Polícia Militar da cidade, Major Conceição, aproveitando a oportunidade para desejar as boas vindas e reiterando o apoio e disponibilidade da Câmara de Vereadores para realização de parcerias que ajudem na eficácia da segurança pública no município.

De acordo com o presidente da Câmara, “parcerias entre a Câmara de Vereadores, a Prefeitura Municipal e a Polícia Militar são de extrema importância para o bom funcionamento da cidade, já que pequenos atos, como jogar lixo na rua até infrações de trânsito podem ser extremamente prejudiciais a população. Trabalhamos para fazer de Santa Cruz do Capibaribe uma cidade boa para morar”, enfatizou Aragão.

Deomedes solicita atenção na segurança pública

O vereador Deomedes Brito (PTB), 2º secretário da câmara de vereadores, se encontrou com a nova comandante da 3ª Companhia Independente de Policia Militar para solicitar uma maior atenção na segurança da Capital da Sulanca e dar boas vindas à nova comandante, a Major Conceição.

Fonte: http://www.diariodasulanca.com/

A 5ª EDIÇÃO DA CORRIDA CORONEL ELÍSIO SOBREIRA

3

Aconteceu no último domingo dia 22 de agosto a tradicional Corrida Coronel Elísio Sobreira da cidade de Guarabira-Pb, com um percurso de 8.300 metros os participantes partem da sede do 4º Batalhão e passam por diversos pontos da cidade terminando no centro da cidade, o evento foi idealizado pelo Capitão Andrade e que já está em sua quinta edição.

A corrida contou com a participação de mais de 300 atletas da cidade e região, entre profissionais e amadores, tivemos premiações para diversas categorias, o campeão da categoria masculina foi mais uma vez RICARDO DOS SANTOS PESSOA, atleta de 30 anos da cidade de Areia com um tempo de 24 minutos e 54 segundos, CRISTINA ALVES XAVIER de 38 anos atleta da cidade de Cajá foi a vencedora da categoria feminina com um tempo de 29 minutos e 28 segundos, a categoria militar foi bem acirrada, mas o Cabo Matias de 45 anos venceu o Soldado Aldo de 33 anos, eles chegaram bem próximos, o Cb Matias venceu com o tempo de 25 minutos e 24 segundos, podemos destacar também a vitória de MARCELO DE PAIVA vencedor masculino da categoria Atleta de Guarabira e CAMILA SUZADA DE ANDRADE, filha do idealizador da corrida, vendedora da categoria Atleta de Guarabira Feminino.

Nesta edição também foi premiado o atleta mais idoso a completar o percurso, foi o senhor JOSÉ RIBEIRO DE LIMA de 80 anos de idade, um verdadeiro exemplo de vida, destacamos a presença do TC Alencar comandante do 4º Batalhão que tambem cumpriu a corrida. Alem da premiação em dinheiro para as cinco categorias também foram sorteados diversos brindes para os participantes que terminaram o percurso.

Confira as fotos.


















Confraternização Aniversariantes de Agosto

5


Jovens! a nossa reunião dos aniversariantes do mês de agosto será na próxima sexta-feira, 27, a partir das 13h no restaurante Bode do Nô, na Rua Marcos Freire, 407 – Carmo - Olinda.

Para nossa alegria receberemos uma caravana da Paraíba, composta por Alencar, Soares, Gerônimo e ele... o velho Bacurim. Nada mais, nada menos que Gentil da Silva Lima.

Ainda a confirmar o aniversariante de Alagoas, Paulo Sérgio.

Esperamos contar com todo mundo e principalmente os aniversariantes Marinez, Gomes, Cabral, Marinaldo e Serafim.

Lembrando que o prêmio está de pé. É só chegar acompanhado de Jucelino (LM)

Segue abaixo o mapa do local.

Corrida Duque de Caxias - Resultado

1

A equipe dos Asp 88 participou da corrida desfalcada dos seus principais atletas. Mesmo assim, com o apoio da Corregedoria fizemos boa participação.

Participou Marinho dos Asp 88 e Marques, Erivelto e Carlos Alberto, todos oficiais da Corregedoria.

Amigos, quem diria, o ex-corredor Cabral agora só anda de bicicleta. Cabrais! Precisa melhorar a potência. Sugerimos Cuscuz, Caldo de Cana e Rapadura.

Confira as fotos:





























Asp 88 Integrante do Ministério Público da Paraíba

6

O Blog após incursões no agreste paraibano localizou o Asp 88 Cândido. O velho Cândido atualmente é Promotor de Justiça do Ministério Público da Paraíba, com atução na 2ª entrância na Comarca de Solânea-PB.

Alencar!
cuidado com o controle externo da polícia por esse promotor cabra da peste KKK

Confira a reportagem da atuação do Asp 88 Cândido.

Prefeitura de Solânea é investigada pelo Ministério Público


A Promotoria de Justiça Cumulativa da Comarca de Solânea, que tem a frente o promotor Henrique Cândido Ribeiro de Morais (foto), vem conduzindo um processo de apuração de denúncias feitas pela vereadora Ieda Pereira da Silva Lins contra a administração do prefeito de Solânea, Francisco de Assis de Melo (PMDB).

Entre as denúncias que estão sendo investigadas encontra-se a de desvio de recurso do Fundeb e de outros fundos. Outra denúncia feita pela vereadora Ieda Pereira diz respeito a possíveis irregularidades no contrato de locação de um veículo Frontier, firmado entre a Prefeitura Municipal de Solânea e a Empresa Onofre Júnior ADM e Serviços ADM e Serviços Ltda.

De acordo com o Inquérito Civil Público movido pelo Ministério Público, se a irregularidade for confirmada, configura ato de improbidade administrativa. O MPE requisitou ao chefe do executivo municipal cópias do contrato firmado com a Empresa Onofre Júnior, cópias dos valores pagos, mês a mês, além de informar da existência de licitação e qual a modalidade. Ainda foi requisitado ao prefeito que remetesse cópia do processo licitatório referente à contratação do veículo Frontier.

Asp 88 Compõe Conselho Estadual de Segurança de Alagoas

7


O nosso Cel BMAL Honorato é o representante dos Asp 88 no Conselho Estadual de Segurança do Estado de Alagoas.

Honorato ocupa a cadeira destinada a sua Corporação o Corpo de Bombeiro Militar de Alagoas.

Muito bom Honorato, grande goleiro de handebol.

Estamos disponibilizando na seção das Instituições o site do Corpo de Bombeiro Militar de Alagoas é só conferir.

Veja a matéria.

Novo Biênio do Conselho De Segurança

A nova gestão do Conselho Estadual de Segurança Pública será composta por treze Conselheiros. O aumento da composição deste órgão já era matéria discutida, sendo efetivada a partir da solicitação da Defensoria Pública do Estado de Alagoas e do Conselho Estadual de Direitos Humanos. Foram designados para representar tais instituições o Dr. André Chalub Lima e o Dr. Everaldo Bezerra Patriota, respectivamente. No novo biênio, o Conselho será presidido pelo Procurador da República Aposentado Delson Lyra da Fonseca, em substituição ao Juiz de Direito Manoel Cavalcante de Lima Neto.

Os conselheiros: José Guedes da Fonseca; Paulo Henrique Falcão Brêda; Orlando Rocha Filho; Cláudia Muniz do Amaral; Rodrigo Rubiale e Luciano Silva foram mantidos na composição do Conselho, para mandato de mais dois anos.

Como novos integrantes do órgão, foram nomeados o Procurador de Justiça Antiógenes Marques de Lira, como representante do Ministério Público; o Juiz de Direito Rodolfo Osório Gatto, representando o Judiciário; o Coronel BM Luiz Antônio Honorato da Silva, como representante do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas; e o Promotor de Justiça Cyro Eduardo Blatter Moreira, indicado pelo Governador do Estado, Teotônio Vilela Filho.

Fonte: http://www.conselhodeseguranca.al.gov.br/noticias/discussao-sobre-projeto-de-lei-de-promocao-da-pm-e-cbm-2/

FELIZ ANIVERSÁRIO!

11


Ten Cel PMPB Alencar no Comando do 4° BPM

7

Confira algumas ações operacionais do Asp 88 Alencar da Polícia Militar da Paraíba, a frente do 4° BPM sediado em Guarabira-PB, divulgadas na imprensa local.

Ações:

Comando do Coronel Alencar faz “limpeza” de meliantes no brejo

Guarabira – Desde que assumiu o comando do 4° BPM, em março de 2008, o Coronel Robson Inácio Alencar, tem se tornado um verdadeiro terror para os meliantes de Guarabira e de toda região do brejo paraibano.

Considerado um policial militar de campo, Coronel Alencar é quem comanda pessoalmente as buscas e operações de “caça” aos criminosos. Ele veste um colete à prova de bala, fardamento de guerra e vai à frente da tropa, quando o assunto é a procura de bandidos.

Desde o mês de março deste ano, vários criminosos foram presos e colocados na cadeia. Diversas quadrilhas desbaratadas e inúmeros crimes descobertos, em virtude do trabalho executado pelo 4° BPM, sob o comando do Coronel Alencar.

Numa entrevista rápida ao editor do blog, o Coronel Robson Alencar disse que esse trabalho, na busca pessoal aos bandidos, lhe dá mais satisfação, pois deste modo acredita contribuir mais para a tranqüilidade e a segurança da sociedade.

Fonte: http://fatoa-fato.blogspot.com/2008/12/comando-do-coronel-alencar-faz-limpeza.html/12/comando-do-coronel-alencar-faz-limpeza.html

4º BPM inicia o policiamento de ciclopatrulha no centro de Guarabira

Foi dado início nesta quarta-feira, dia 09jun10, no 4º Batalhão em Guarabira, PB, a Ciclopatrulha. Uma das principais características é a maior aproximação com a sociedade, bem como maior flexibilidade nas ocorrências policiais.

O objetivo do Policiamento na cidade de Guarabira, PB é de reforçar o policiamento no centro comercial, bem como para dar apoio ao Policiamento comunitário e oferecer segurança aos turistas que visitam a cidade em épocas de festejos.

Fonte:http://www.portalmidia.net/noticia/4%c2%ba-bpm-inicia-o-policiamento-de-ciclopatrulha-no-centro-de-guarabira/

Veja as fotos:






















Muito bom Alencar. Esperamos mais notícias do agreste paraibano.

MAPA DA VIOLÊNCIA 2010 - Anatomia dos Homicídios no Brasil

0

O Blog está disponibilizando aos companheiros, que hoje estão nas OMEs de área e nos Comandos de Territórios, uma boa bibliografia referente a situação dos homicídios no Brasil.

Como o foco da gestão da segurança pública em Pernambuco prioriza o controle dos Crimes Violentos letais Intencionais – CVLI – indicamos o livro O Mapa da Violência 2010 - Anatomia dos Homicídios no Brasil.

O autor: Julio Jacobo Waiselfisz é diretor de pesquisa do Instituto Sangari. É formado em sociologia pela Universidade de Buenos Aires e é mestre em Planejamento Educacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Na Unesco, foi coordenador regional em Pernambuco, coordenador de pesquisa e avaliação e coordenador do setor de desenvolvimento social. Foi consultor de organismos internacionais como PNUD, OEA, OEI e IICA. Exerceu atividades docentes em diversas universidades latino-americanas.

Implantou o sistema de avaliação no ensino público no Brasil (MEC/IICA/PNUD) e em Pernambuco (Unesco/Governo do Estado de Pernambuco/Secretaria de Educação).

Para ter acesso a obra basta clicar na figura e boa pesquisa.

Bairro da Várzea recebe mais uma Área Integrada de Segurança

2

Integração. Esta foi a palavra mais ouvida durante a solenidade de inauguração da segunda Área Integrada de Segurança (AIS 4), realizada nesta manhã, no bairro da Várzea. É que no prédio de 2.400 m² funcionarão a 4ª Delegacia Seccional e o 12° Batalhão de Polícia Militar. A população que precisar dos serviços da polícia poderá receber todo tipo de atendimento, como denúncia ou prestar queixa, por exemplo. De acordo com o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, mais de 400 mil habitantes de mais de 20 bairros serão beneficiados.

Os bairros atendidos pela AIS 4 são Afogados, Jiquiá, Estância, Areias, Caçote, Ilha do Retiro, Prado, Bongi, Mustardinha, Mangueira, San Martin, Jardim São Paulo, Barro, Tejipió, Sancho, Totó, Coqueiral, Torrões, Engenho do Meio, Cidade Universitária, Curado (I, II, III e IV), Várzea, Caxangá.

O prédio da AIS 4, localizado na Rua Maria Lacerda, próximo à Praça da Várzea, contará com um efetivo de 484 policiais militares e 92 civis. O local possui dois pavimentos, com 62 salas e carceragem para até seis presos. Foram gastos mais de R$ 3 milhões com a reforma, o mobiliário e a climatização do ambiente.


O comandante do 12° Batalhão, o tenente-coronel Gilmar Araújo, disse durante a inauguração que é uma grande vantagem o trabalho dos policiais militares e civis no mesmo local. “Aqui temos a Seccional e delegacia de prontidão. Qualquer ocorrência é resolvida por aqui mesmo”, disse Araújo. Além disso, o comandante ainda ressaltou que o trabalho em conjunto é uma forma de diminuir custos e garantir uma maior agilidade.

Participaram da solenidade, o secretário de Defesa Social (SDS), Wilson Damázio, o secretário Executivo de Defesa Social, Alessandro Carvalho, o secretário de Gestão Integrada, Alciomar Goersch, o Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Tavares Lira, o chefe da Polícia Civil, Manoel Carneiro, entre outras autoridades civis e militares.

As AIS foram instituídas em 2004, mas foram realmente adotadas em 2010. Em todo o Estado são 26 Áreas Integradas de Segurança. A primeira Área a ser inaugurada foi a 5, conhecida como AIS de Apipucos no último mês de maio. O intuito é dar complementariedade das ações das polícias no combate a criminalidade, de maneira a integrar as ações de polícia ostensiva com as ações de polícia judiciária.

Viaturas - Na ocasião, a SDS também entregou 98 viaturas para a Polícia Civil que serão distribuídas na capital, região metropolitana e interior do estado, beneficiando cidades como Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Floresta, Salgueiro, Araripina e Petrolina, dentre outras cidades no interior pernambucano. O Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) e o Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), sediados no Recife, também receberam viaturas.

Fonte:http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=20100813121146&assunto=70&onde=VidaUrbana


Parabéns Grande Gilmar 29, desejamos a você sucesso.

FELIZ ANIVERSÁRIO!

5